terça-feira, 28 de setembro de 2010

Spider-Man: Shattered Dimensions

Ae seus putos, estou de volta aqui mas dessa vez não pra falar de barbudos que tocam Rock n Roll, mas de um cara mais colorido, usa calça azul colada e tal. Não porra, não vim aqui pra falar de Restart! To falando Homem-Aranha, e na realidade não pra falar do viadinho em si, mas sim de um jogo recente dele (pra mim é de 2010 então é recente, porra!), o jogo multiplataforma Spider-Man: Shattered Dimensions.



Vocês como devem ser bons leitores da Marvel e grandes fãs do aracnídeo devem saber que, bom... como posso dizer? Ah sim, ele gera lucro pra caralho pra empresa! Ok, na verdade não precisa ser um fã pra saber disso. Em virtude de sua popularidade, Peter Parker foi ganhando cada vez mais quadrinhos em histórias alternativas, como Homem-Aranha do futuro, Homem-Aranha da Guerra Fria, Homem-Aranha do futuro-mais-futurístico-ainda, Homem-Aranha e os 7 anões; e essa porra toda aí. Pois é, e num deu outra: Resolveram fazer um jogo baseado nas inúmeras realidades alternativas sobre o cara, escolheram 4 principais e tá ae, nasceu o jogo sobre qual estamos falando.

O enredo é bem imbecil. Mysterio, vilão clássico porém fraldinha do Spidey, resolve pegar uma pedra de macumba pra deixar de ser um merda e virar o verdadeiro pica-grossa. Porém, o artrópode carnavalesco aparece lá e acaba com os planos do ilusionista, mas claro, acaba fodendo tudo já que despedaça a pedra. Aí aparece a velha Madame Teia falando que os pedaços se espalharam por universos paralelos e que era melhor juntar tudo antes que dê alguma merda. Ela avisa os outros 3 Homens Aranha paralelos pra ajudarem a recuperar os artefatos que estão nas mãos de vilões de seus respectivos universos.
Pra mim isso foi tipo "vamos inventar qualquer merda pra dar uma desculpa pra interagir com 4 versões diferentes." e eles estão certos, afinal, o que importa mesmo é saber como vai ser a jogabilidade das outras versões do Parker.


Mysterio, a diva da Disco Music

A jogabilidade é bem parecida com os outros jogos em 3d de Homem-Aranha, afinal não tem muito o que mudar nessa porra. Você pula, solta teias, mimimi. Ah, e se você pensa que vai ficar mofando pela cidade por aí, soltando teias sem rumo igual o Web of Shadows, pode tirar o doce de leite do seu churros, pois esse jogo não é Open World. Isso mesmo, é um jogo por níveis, por fases. Você escolhe uma fase, passa uns obstáculos e ganha de um chefão. Mas espere, isso não é tão ruim; pois assim o jogo se torna menos repetitivo já que os objetivos (e parte do Gameplay) mudam a cada nível. O Web of Shadows era Open World e você tinha que fazer sempre a mesma merda, isso enchia o saco. No sistema de combate você começa com combos simples, mas conforme você ganha pontos e libera achievements (sim, esse jogo tem um sistema de conquistas interno, inclusive no Wii), você pode comprar mais golpes e extender seus combos; embora para alguns personagens você não utilize muito a porrada.

Esse é o caso do Spider-Man do Universo Noir. Esse viadinho é a versão de 1930, e é um bosta pra lutar pois tem um soco de moça. Seu gameplay poderia ser definido como... não sei... Talvez, um Metal Gear com teias e menos complexo? É engraçado que você deixa um NPC inconsciente no chão, ae passa outro NPC lá e nem acha estranho um cara desmaiado cheio de teia na boca. Mas fora isso, é divertido jogar com ele, e inclusive suas Boss Battles é necessária a jogabilidade Stealth; ele quase nunca usa a porrada.

A versão do Universo 2099 é mais dinâmica. Como pode-se perceber, é o Homem-Aranha do futuro, e apesar disso NÃO é uma versão alternativa do Peter Parker (o nome do cara é Miguel O'hara). Ele é veloz pra cacete, e tem um sistema interessante de visão em camera lenta. Suas fases futuristas abrigam muitos inimigos voadores e inclusive partes em que você deve se jogar e "mergulhar" atrás do Boss, só tomando cuidado pra não bater a cabeça em algum dos carros futuristas a-lá Jetsons que passam pela fase.

O original Amazing Spider-Man, da Terra-616; tem uma jogabilidade comum, mas que compensa com inimigos e fases interessantes. O nível do Sandman é demais! Ele tem seus combos mais baseados em ataques de teias, alguns que não fazem sentido algum (um Martelo de Teia? Vai tomar no cu, porra!) mas que mesmo assim são divertidos de se ver.

O do Universo Ultimate foi o menos interessante para mim. Esse Homem-Aranha vive na mesma época que o Amazing Spider-Man (mas ressaltando, ele é de um universo paralelo, dã) porém com algumas alterações. Para não deixar sua jogabilidade idêntica à do Amazing, deixaram o Ultimate com o uniforme simbiote, que tem um sistema de fúria que permite você dar porrada que nem um louco até acabar a barra. Infelizmente, não pegaram inimigos que se diferem tanto de suas versões originais. Adimito que achei a fase do Deadpool divertida e de longe, a mais engraçada; porém a versão mostrada no jogo é totalmente descaracterizada da versão existente nos quadrinhos da linha Ultimate. Poderiam ter mudado mais, ficou mais Amazing do que Ultimate.

Fora essas 4 versões, outras podem ser destravadas como roupas alternativas, porém que não alteram em nada a jogabilidade.


2099 metendo a porrada

Graficamente achei o jogo bom. Pela minha visão que tive da versão do Wii (e comparando pelos parâmetros deste console, lógico), o jogo tem modelos de personagens bem feitos, porém achei o cenário mediano. O mais interessante é a arte do jogo, que muda dependendo do universo. Enquanto o Amazing possui um visual mais cel-shading por exemplo, o 2099 preza o realismo.
Outro ponto positivo: senso de humor. Homem-Aranha, mais do que ação, é humor. E esse jogo, ao contrário dos anteriores e dos filmes, pegou isso. Esse é um Homem-Aranha que faz piadas; todas as versões fazem. Vale a pena ligar as legendas pra não perder as tiradas do aracnídeo. O fator replay também ajuda, pois como disse, tem achievementos, roupas extras, coisas para serem liberadas que o fazem querer jogar novamente.
E nem me perguntem sobre a trilha sonora, pois nem prestei atenção nessa porra.

Bom, é isso aí, o post ficou grande pra caralho, e se alguém leu inteiro esperando por algum vídeo de gameplay, se fodeu, pois essa porra já tá grande, não quero deixar mais enorme ainda. Deixe de ser preguiçoso e procure o gameplay dessa porra no youtube!

0 comentários:

Postar um comentário